quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia da Árvore - 21 de setembro

Esta é uma boa sugestão de atividade para trabalhar o Dia da árvore, Partes da Planta ou Meio Ambiente. Trata-se de uma pequena encenação que deve ser feita pelos alunos (7) onde cada um representará a árvore ou uma parte da árvore. É bem legal, pois eles se envolvem na tarefa e aprendem!

 

DRAMATIZAÇÃO

1º Fala, a árvore:
- Oi turma! Eu sou a árvore. Sou muito importante para a natureza. Se eu não existisse, nem existiria vida na terra. Eu purifico o ar, dou sombra, frutos e protejo o solo.

2ª Fala, a folha:
- Ei, dona árvore! Eu também sou importante! Sou o pulmão da senhora, esqueceu? É através de mim que a senhora respira. Sou eu que fabrico o alimento que a senhora precisa. Eu sou a Folha!

3ª Fala, a flor: (
Ri e fala)
- Ora esta! Era só o que me faltava! Eu é que sou a mais importante de todos na natureza! Sou bela, cheirosa, delicada. Embelezo e perfumo tudo à minha volta. É o meu pólen que produz a semente e garante a perpetuação da nossa espécie. Eu sou a Flor!

4ª Fala, o fruto:
- Calma aí, dona flor! Venho da senhora, mas também sou importante. Sou um alimento doce, delicioso, cheiroso que todos os seres vivos precisam, para ter uma vida saudável. Eu sou o fruto!

5ª Fala, o Caule:
(indignado)
- Ei, vocês se esqueceram de mim? Quem sustenta a folha, a flor, o fruto? Quem carrega o alimento para todos vocês? Sou eu claro! O mais importante: O Caule!

6ª Fala, a Semente:
- Pois é! Vocês se julgam os mais importantes, mas se não fosse por mim, vocês nem existiriam. Eu sou a semente e todos dependem de mi
m.

7ª Fala, entra a Raiz:
- Puxa vida! É duro manter todos vocês em pé e nem ser reconhecida.
Sou eu quem absorve a água e os nutrientes do solo que chegam até vocês. Eu sou a Raiz.
 
8ª Fala, a árvore:  
- Por que vocês discutem quem é mais importante? Somos um só corpo, e só unidos é que somos realmente úteis e importantes. Juntos, nós embelezamos e refrescamos o meio ambiente. Graças a todos vocês, eu, a árvore, consigo manter o ar úmido e produzir oxigênio para todos os seres da natureza.

TODOS: Não esqueça que a árvore é um ser vivo que luta pra sobreviver porque gosta muito da vida. Uma forma de nos ajudar é preservar e cuidar de todas as árvores com carinho e o respeito.

Viva a árvore!